Tags

, ,

Hoje é dia de receitinha. Das fáceis, do jeito que eu gosto. Com ingredientes que todo mundo tem em casa, e muito gostosa. Acompanha super bem carnes (e churrascos, pode até ser preparada na grelha), peixes, frango, tudo!

Primavera na França é época de aspargos. Dessa vez não prestigiei o produto local (um comportamento mais e mais forte por aqui) e comprei os verdes da Espanha. Os brancos da Alsácia são maravilhosos, enormes, mas a 12€/kg acho que já não estou pagando preço de acompanhamento, é preço de prato principal.

Aspargos podem ser acompanhados de vinho branco, mas é sempre um “marriage” complicado. Sei que não pode ser qualquer branco. Há muitos anos atras estava com umas amigas fazendo compras no Metro (Macro no Brasil) para uma festa na escola das crianças. O sommelier do Metro (sim… supermercado na França tem sommelier…) nos ajudava na escolha dos vinhos e nos fez provar um branco que segundo ele era im-pres-cin-dí-vel para a temporada de aspargos que estava se aproximando. Saimos cada uma uma caixa do vinho.

Eu preparei essa receita no fogão mas ela pode ser preparada diretamente na churrasqueira. Só tem que cuidar para que os aspargos fiquem sempre perpendiculares a grelha…. e ir pincelando com o azeite.

Aqui vai a receita:

Ingredientes:

1/2 colher de chá de alecrim fresco picadinho (na falta do fresco pode usar o seco mas reduza a quantidade porque o sabor é mais concentrado)

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal (eu sempre uso sal da Camargue nesse tipo de prato, ele é mais grossinho, mas o uso de sal de cozinha“normal” não altera o prato)

1 kg de aspargos verdes

1/4 de xícara de parmesão fresco ralado (é importante que seja fresco, o sabor e o perfume são diferentes dos do parmesão pré-ralado de saquinho)

Preparação:

Em uma tijelinha misturar o alecrim picadinho com o azeite de oliva. Cobrir e deixar descansar por uma hora no mínimo.

Remover as pontas duras dos aspargos (os 2 a 3 cm finais do talo). Ferver água em uma panela grande (suficiente para cobrir a totalidade dos aspargos). Adicionar os aspargos e ferver por 2 a 4 minutos, de maneira que eles estejam macios mas ainda croquantes. Descartar a água e colocar os aspargos rápidamente em uma tijela com água gelada para interromper o cozimento. Quando frios, descartar a água e seca-los em uma toalha de papel.

Colocar os aspargos na grelha/frigideira, regando com o azeite temperado com alecrim e o sal. Fogo médio/alto. Girar os arpargos com a ajuda de uma pinça de cozinha, até que eles comecem a dar uma tostadinha leve (1 a 2 minutos de cada lado).

Ralar o parmesão e salpicar sobre os aspargos. Servir imediatamente.

Serve 4 pessoas. Nós servimos esse prato direto na frigideira (vida simplificada: menos louça para lavar) e como acompanhamento de uns galetinhos assados com batatas “papai” (uma especialidade do Marcelo).

Adaptada e traduzida do Blog “The Blender” (Williams- Sonoma).

e aqui vai a receita em pdf para quem quiser imprimir.

Aspargos verdes grelhados com azeite de alecrim e parmesão

Bon appétit!

About these ads