Tags

, ,

Hoje é 6ª feira e a pedidos…a receita do Galeto com Batatas.

Bom, já disse que quem tinha feito o galeto da foto deste post era o Marcelo. Mas Monsieur não está afins de escrever um post (ou será que ele não quer dar a receita?) então vou dar a minha que é muito parecida e é melhor, HA!!!

A minha receita começa alguns dias antes com a preparação dos limões confitados (já compliquei!!!):

Se soubesse que o meu vidro de limões fosse aparecer no blog teria tirado o rótulo do vidro de geléia…

Ingredientes

2 limões sicilianos super bem lavados e escovados

Sal

Azeite de oliva

Pote de vidro com tampa (eu uso os de geléia Bonne Maman porque têm bôca grande)

Preparação:

Cortar os limões em rodelas de uns 5 mm de espessura. Distribuir estas rodelas em uma peneira e salgar como se fosse para uma salada salgadinha. Deixar os limões na peneira repousando na geladeira durante uma noite.

No dia seguinte por o pote de vidro e a tampa em uma panela, cobrir tudo com água e por para ferver por uns 10 minutos. Desliguar o fogo, recuperar o pote com uma pinça e por os limões dentro, cobrindo tudo com azeite de oliva. Guardar na geladeira quando o vidro estiver frio. Estes limões duram um ano na geladeira e são deliciosos para acompanhar peixes e carnes. São muito usados na cozinha do norte da Africa. O azeite é uma delícia para temperar saladas. A medida que o azeite for acabando pode ir completando com mais azeite e conservando tudo na geladeira.

Agora voltando ao galeto:

Ingredientes:

calcular ½ galetinho por pessoa + 1 de reserva para os mais gulosos dividirem

suco de limão

sal

pimenta do reino

alho

limões confitados

Preparação:

Abrir o galeto pelo peito de modo que fique “plano”. Lavar bem com suco de limão.

Temperar com sal, pimenta do reino , alho picado (1 dente médio por galeto). Colocar uma rodela de limão confitado debaixo da asinha (não me perguntem porque, eu faço assim porque acho bonitinho o galeto segurando a rodela de limão no “suvaco”…) e uma outra apoiada na sobrecoxa. Regar com um pouco do azeite do limão confitado.

Pronto, agora é só por na churrasqueira ou no forno. Se for assar no forno, começar com uma meia horinha de forno médio e depois mais uns 15 minutos de cada lado no forno forte, até que a pele fique dourada.

Servir com as batatas “papai” (nome dado pelas meninas).

Essa receita de batatas é daquelas que a gente serve na assadeira mesmo, saborosa e sem frescura. Acompanha super bem todo tipo de carnes e aves.

Ingredientes:

1 kg de batatas para fritar com casca (pode ser das batatas pequeninhas cortadas pela metade ou em quartos ou das grandes cortadas em pedaços )

Sal

Herbes de provence

4 colheres de sopa de azeite de oliva

6 a 8 dentes médios de alho inteiros e com casca

1 pimentão vermelho (não é essencial mas dá muito sabor)

Lavar bem as batatas, cortar em pedaços mas sem descascar. Secar as batatas com um pano ou papel de cozinha. Temperar com sal e herbes de Provence.

Por uma assadeira com o azeite de oliva no forno em temperatura alta. Quando o azeite estiver quente (é mais seguro tirar a assadeira do forno nessa hora) adicionar as batatas, o pimentão e os dentes inteiros de alho. Mexer bem e voltar a por no forno.

Abrir o forno a cada 10 minutos e mexer bem as batatas, até que tudo esteja douradinho.

Depois que começamos a fazer essa receita de batatas aqui em casa nunca mais fizemos batata frita… (exceção à receita de carne-seca da minha sogra e a batata palha, que eu faço, juro que nunca mais!!!! e depois de um ano esqueço e volto a fazer…).

Experimentem e depois me contem o que acharam…

Bon appétit!

PS: Sorry, dessa vez fico devendo o pdf….

Este post foi escrito porque duas queridas amigas pediram a receita depois de terem visto a foto do galeto em um post anterior. Se você gosta dos artigos publicados neste blog passe a mensagem, divulgue. Domusporto.com é fácil de memorizar…À medida que mais gente se conecte ao blog e participe dos cometários mais idéias irão surgindo. Thanks!

About these ads